7 Hábitos de Pessoas Altamente Produtivas

Hábitos de Pessoas Altamente Produtivas

Alguma vez se perguntou como seria ser uma pessoa mais organizada e produtiva? Existem algumas coisas que estas pessoas fazem e que nos leva a pensar que têm tudo sob controle. Na verdade, elas desenvolveram hábitos que são seguidos sistematicamente de forma a assegurar que as tarefas são realizadas.

As mulheres tem atualmente diversas responsabilidades a seu cargo. Emprego, família, negócios - não é possível gerir tudo isto se não desenvolver um sistema. A chave para a organização é a consistência. Se quer ser mais organizada e produtiva, deixo algumas mudanças que pode transformar em hábitos.


Tenha uma rotina


Pessoas produtivas começam o dia com uma rotina matinal. As rotinas ajudam a focar-se nas tarefas que precisam de ser concluídas. Não precisa de ser uma rotina complicada nem muito longa. Ao longo do tempo estará tão habituada à rotina que nem será necessário pensar nela. Passará de uma tarefa para outra automaticamente.


Planeie a semana seguinte


Pessoas organizadas tem uma ideia geral de como será a semana seguinte. Reserve 30 minutos no Domingo para planear a semana e vai ver como será mais fácil enfrentá-la.

Olhe para os compromissos que estão agendados, organize as refeições e verifique as tarefas para Segunda-feira. Existe algo que pode já tratar no Domingo de forma a aliviar o início da semana?

Por vezes, pensar no que vai vestir no dia seguinte e adiantar algumas limpezas, pode trazer benefícios incríveis no decorrer do dia seguinte, até mesmo a nível psicológico.

Planeie a semana seguinte


Aponte tudo


Aqueles que primam pela organização tem geralmente um sítio onde apontam informações importantes relativas ao seu dia a dia. Pode usar uma agenda em papel ou uma aplicação no telemóvel ou computador.

Há quem prefira escrever no papel e para estes existem inúmeras opções no mercado com agendas lindíssimas e cada vez mais adaptadas as nossas necessidades, que vão certamente ajudar a melhorar a sua produtividade.

Para quem gostar de fazer tudo no telemóvel ou no computador, também não faltam opções de aplicações para todos os gostos e necessidades. Têm a vantagem de poder definir lembretes e programar tarefas repetitivas.


Livre-se da desordem


Certamente já sabe que uma secretária desorganizada é como uma mente desorganizada. É bem mais difícil manter o foco quando está cercada de papéis e confusão. As pessoas organizadas estão cientes do impacto que a desordem tem na sua produtividade, portanto, mantêm tudo organizado.

Mantenha o hábito de se livrar de tudo aquilo de que já não precisa. Guardar de lado à espera que um dia volte a ser necessário só vai levar a aumentar a desarrumação. Se não precisa, doe, deita fora, recicle.

Volte as colocar as coisas no seu lugar depois de as usar e faça uma arrumação geral a cada 3 meses pelo menos. Vai se sentir muito mais produtiva num ambiente organizado.

Livre-se da desordem


Estabeleça prazos


Pessoas organizadas tem metas bem definidas e sabem quando as querem alcançar. Definir metas é uma excelente forma de ser mais produtiva, mas terá que as dividir em pequenos passos para serem realistas e concretizáveis.

Divida os seus objetivos em pequenas partes mais específicas, mensuráveis, e realistas no tempo. Se não estipular um prazo associado à sua meta, deixa de haver sentido de urgência o que pode deitar por terra a concretização dos seus objetivos.

Com isso nasce também a frustração e a consequente perda de produtividade. Tenha sempre o hábito de estipular prazos para as suas tarefas, mesmo para as mais simples.


Use o tempo de forma eficiente


Por vezes parece que o dia não tem horas suficientes. É por isso que é importante saber usar cada hora de forma eficiente. Quando tem uma tarefa complicada pela frente, divida-a em tarefas mais pequenas. Isso ajuda a impedir a procrastinação.

Uma técnica também muito usada é a técnica Pomodoro. Se ainda não ouviu falar, é um método brilhante que a incentiva a concentrar por pequenos períodos de tempo (normalmente 25 minutos) antes de fazer uma curta pausa (5 minutos). Após cumprir alguns blocos de concentração (pomodoros), pode fazer uma pausa maior.


Saiba quando deve fazer uma pausa


Pausas frequentes aumentam a produtividade e a criatividade. Trabalhar por longos períodos de tempo sem interrupção, pode causar stress e exaustão.

Pessoas organizadas e produtivas, têm a disciplina de fazer pausas frequentes durante o trabalho. Mesmo um pequeno intervalo pode ser o suficiente para recuperar energias e a concentração.

Não se sinta culpada por interromper o trabalho. Você merece! Levante-se e alongue-se, tome algo e volte ao trabalho. Só não fique muito empolgada ao consultar as redes sociais!

Sem comentários