A Importância dos Nutrientes

A Importância dos Nutrientes
oriflame.pt

Muitos de nós nem pensamos na importância do que comemos. Fazemo-lo simplesmente para nos mantermos saciados. Contudo, os nutrientes são essenciais ao nosso bem-estar. Descubra porquê!

Falemos sobre a alimentação. Muitos de nós nem pensamos na importância do que comemos. Fazemo-lo simplesmente para nos mantermos saciados. Contudo, os alimentos são classificados como nutrição, cuja palavra provém de nutriente.

Os Nutrientes são necessários para um bom funcionamento do corpo. Se formos ao pormenor, os nutrientes são necessários para as 37 triliões (sim, “triliões”) de células no corpo de um adulto. Cada uma destas células requer uma nutrição adequada.


Nutrientes essenciais para funcionarem corretamente

Os eritrócitos, também designados como glóbulos vermelhos, necessitam de ter a capacidade de se unir e transportar oxigénio por todo o corpo. Uma célula óssea (osteoblasto) necessita de criar uma matriz e formar ossos fortes e densos.

Os leucócitos, ou glóbulos brancos, necessitam de ser fortalecidos para contribuir para um sistema imunitário forte. As células que constituem os músculos (miócitos) necessitam de contrair e relaxar.

São necessários determinados nutrientes em grandes quantidades para células específicas – como por exemplo os glóbulos vermelhos necessitam de ferro para unir a hemoglobina para que possam transportar oxigénio em todo o corpo.

As células ósseas necessitam de cálcio, vitamina D e magnésio para ficarem fortalecidas e densas. As células que constituem os músculos necessitam de cálcio e magnésio para contrair e relaxar, bem como proteína adequada para uma recuperação pós-exercício físico. As células do sistema nervoso (neurónios) necessitam de sódio e potássio para transmitir os impulsos elétricos. E assim por diante…

A toma diária recomendada de vitaminas e minerais fornece a quantidade necessária de nutrientes ao corpo e, particularmente, às células do nosso corpo. Com o tempo, sem estes nutrientes essenciais, o tecido onde se encontram as células começa a diminuir, o que tem impacto na função dos órgãos e consequentemente no funcionamento do corpo.

Os nutrientes são necessários todos os dias, na quantidade ideal – aquilo que chamamos Toma Diária Recomendada. 


Agora que já estabelecemos a importância dos nutrientes e, em suma, a razão pela qual comemos, falemos sobre como escolher os nutrientes certos.

Não é necessário tentar adivinhar que tipo e quantidade de nutrientes necessita. A ciência da nutrição encontra-se estabelecida há décadas e mantém-nos informados quando ao que necessitamos de consumir, daí a Toma Diária Recomendada.

Claro que a recomendação é consumir, idealmente, alimentos frescos todos os dias a fim de obter a nossa TDR… fruta, legumes, alimentos integrais, proteína de qualidade, alimentos ricos em cálcio e outros minerais, antioxidantes, etc.

Existem diferentes tipos de recomendação para nos ajudar a lembrar o que devemos comer todos os dias, tal como a conhecida recomendação de comer diariamente uma peça de fruta/legumes de todas as cores do arco-íris. Uma vez que a recomendação não é apenas comer fruta e legumes, mas sim fruta e legumes variados, pelo que, ao pensar no arco-íris, irá lembrar-se de comer diferentes frutas e legumes ao longo do dia e não 6 bananas ou 7 maçãs.

Idealmente obteríamos todos os nutrientes de que necessitamos através da alimentação. No entanto, sejamos realistas… mesmo as pessoas que trabalham na área sabem o quão desafiante é consumir todos os alimentos necessários, todos os dias.

Assim, é essencial a toma de suplementos para colmatar essas lacunas!

Quando procurar um suplemento nutricional, recomendamos que tenha em atenção os seguintes aspetos:
  • O produto respeita a Toma Diária Recomendada de nutrientes;
  • Produtos com base científica;
  • Rótulo fácil de compreender;
  • Ingredientes naturais;
  • Não OGM;
  • Fabrico GMP (Good Manufacturing Practices – Boas Práticas de Fabrico);
  • Sem aromas ou corantes artificiais;
  • Sem conservantes artificiais;
  • Produtos práticos.
Fonte: oriflame.pt

Sem comentários