Fortalecer o Corpo para Combater os Danos Ambientais

Fortalecer o Corpo para Combater os Danos Ambientais

Existem cada vez mais estudos que apoiam o consumo de alimentos ricos em antioxidantes e suplementos com antioxidantes para promover a redução dos efeitos negativos dos danos ambientais.

Fatores ambientais, tais como a poluição atmosférica, exposição solar, tabaco, pesticidas, herbicidas, metais pesados, substâncias tóxicas e resíduos perigosos são alguns dos fatores com os quais nos cruzamos e aos quais estamos expostos diariamente…

E, em alguns casos, não temos consciência dos danos ambientais que nos rodeiam e do seu impacto na nossa saúde e bem-estar

No relatório da OMS “Healthy People 2020”, o ambiente, no que diz respeito à saúde, é descrito da seguinte forma:

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o ambiente, na sua relação com a saúde, como “todos os fatores externos às pessoas: físicos, químicos e biológicos, bem como todos os comportamentos relacionados.”

A saúde ambiental consiste na prevenção ou controlo de doenças, lesões e incapacidades relacionadas com as interações entre as pessoas e o meio ambiente.

Por isso, vale a pena referirmos alguns fatores ambientais com os quais nos cruzamos frequentemente.


Exposição Solar Excessiva


A pele é a nossa primeira defesa do mundo exterior. A pele tem a capacidade de armazenar antioxidantes nas suas camadas, proporcionando proteção contra os efeitos nocivos dos raios UV.

Contudo, após alguns minutos de exposição solar, os antioxidantes rapidamente começam a ser “consumidos”.

Há décadas que somos aconselhados a minimizar a exposição solar e a proteger-nos do sol. Estudos mostram a importância do consumo de antioxidantes para combater os efeitos da exposição solar.

“Aplicar antioxidantes num creme tópico, consumir alimentos ricos em antioxidantes e tomar suplementos antioxidantes são formas de promover a capacidade de defesa da pele contra o sol e outros danos ambientais, tais como tabaco e poluição atmosférica.”

“Os antioxidantes são utilizados para prevenir o envelhecimento da pele e reduzir a inflamação cutânea.”

Fonte

Este interesse na saúde da pele levou cientistas a estudarem o ingrediente presente no salmão. O salmão consome astaxantina, um poderoso antioxidante, através das algas, o que não só lhe confere o seu tom rosado, como também o protege da luz solar.

Exposição Solar Excessiva


Poluição Atmosférica


Todos os anos ouvimos falar dos graves problemas de poluição atmosférica em algumas cidades do mundo, chegando ao ponto dos habitantes serem aconselhados a permanecer dentro de casa, quando os níveis de poluição excedem um determinado nível.

Estudos mostram também que pessoas com problemas respiratórios apresentam uma melhoria da sua condição quando têm um consumo adequado de alimentos ricos em antioxidantes.

Pessoas com níveis baixos de antioxidantes têm um risco acrescido de desenvolver crises respiratórias nos dias cujos níveis de poluição atmosférica se encontravam mais elevados, especialmente pessoas com doenças respiratórias. (Epidemiology, Vol 23, July 2012)

"Este estudo contribui para um pequeno, mas crescente, conjunto de evidências de que os efeitos da poluição atmosférica podem ser modificados pelo consumo de antioxidantes," diz Michael Brauer, cientista de saúde ambiental na Universidade de British Columbia, no Canadá.

É importante assegurar que o corpo obtém a quantidade diária ideal de antioxidantes, todos os dias, para uma proteção dos pulmões, bem como de nutrientes essenciais, tais como o betacaroteno, a vitamina C e E.

Tomar um multivitamínico diário ajuda-o/a a manter níveis ideais destes nutrientes, além de lhe proporcionar poderosos antioxidantes, tais como a Astaxantina.

Poluição Atmosférica


Fortaleça o seu Corpo


Com a exposição aos fatores ambientais, é essencial nutrir o corpo através de alimentos ricos em nutrientes e da suplementação, para ter mais energia e fortalecer as defesas.

A fruta e os legumes frescos são ricos em antioxidantes, pelo que deve consumir diariamente uma vasta variedade deles, nomeadamente os que são ricos em pigmentos.

Uma forma de o/a ajudar a obter uma variedade adequada é tentar consumir, diariamente, frutas e legumes de todas as cores do arco-íris.

Poderá ainda obtê-los através da suplementação, para ajudar a preencher as lacunas nutricionais e obter importantes antioxidantes que reduzam o efeito dos danos ambientais.

Consuma o WellnessPack, que inclui poderosos antioxidantes de Astaxantina e Mirtilos, todos os dias. Fortaleça o corpo e proteja-se dos danos ambientais.

Heather Livingston, MSc
Director, Global Wellness Training

Fonte: oriflame.pt

Sem comentários