Células Estaminais Vegetais e os Cuidados do Rosto

Cuidados do Rosto

Os produtos “do momento” são ecológicos e combatem o envelhecimento. Os últimos anos foram pautados por uma inovação nos cuidados do rosto. A categoria dos ativos cosméticos de cuidados do rosto, como o BB cream, fez com que as bases de cor se tornassem mais suaves e começámos a fazer da toma de suplementos nutricionais para a pele um hábito regular.

Mas o tópico mais atual agora pode ser as células estaminais vegetais – células prematuras que, se conseguirem ser desenvolvidas, podem imitar outras células e reparar danos nos tecidos. Para saber o que a tecnologia das células estaminais vegetais faz pelos cuidados de rosto, a Oriflame conversou com o Dr. Alain Mavon, diretor da pesquisa para os cuidados do rosto Oriflame.


Dr. Alain Mavon
Para nós, não cientistas – o que são os extratos de células estaminais vegetais usados nos produtos?
– Usamos células estaminais vegetais nos produtos de cuidados do rosto. Processamos plantas geradas com tecnologia de células estaminais vegetais cujos extratos podem revigorar a pele.

As células estaminais humanas são utilizadas nos produtos de cuidados do rosto?
– Não. O uso de células estaminais humanas é muito restrito. Existe uma vasta pesquisa neste campo, mas principalmente em medicina.

Porque é que a tecnologia de células estaminais vegetais uma inovação nos cuidados do rosto?
– O objetivo é a produção sustentável de ingredientes ativos. As flores exóticas são comumente usadas nos produtos de cuidados do rosto, com impacto no ambiente. Agora podemos usar extratos de células estaminais vegetais para cultivar novas plantas no laboratório. E a tecnologia produz plantas com mais extratos concentrados, por isso necessitamos de menos.

Como é que os extratos das flores embelezam a pele?
– Os produtos com os extratos contêm peptídeos de plantas (moléculas de aminoácidos) que conseguem penetrar a pele e reproduzir na forma de colagénio. Isto estimula o crescimento do colagénio e repara a pele, que fica mais suave. Falamos muito sobre o colagénio – uma proteína formada na derme, a segunda camada de pele, que torna a nossa pele suave e maleável. As fibras de colagénio juntam-se num enorme ‘tapete’ que suporta a epiderme, a camada mais superior da pele.

Algumas pessoas são de opinião que os cremes que ‘penetram na pele’ não fazem bem. Estão certas?
– Não se consegue combater os problemas da pele se os ingredientes não penetrarem nas camadas da pele – é nas camadas mais profundas que os ingredientes ativos são eficazes. Contudo, apenas uma quantidade ínfima do produto penetra atualmente na pele.

Quanto tempo demoram a ver-se os resultados dos produtos de cuidados do rosto?
– Uns três meses. Mas lembre-se, não existe nenhum creme que impeça o envelhecimento. Os produtos servem para potenciar o colagénio e proteger a pele para que tenha melhor aspeto durante mais tempo do que teria sem quaisquer produtos de cuidados do rosto.

Qual é a rotina de cuidados do rosto ideal?
– Use um creme de dia com SPF e um creme de noite. Invista em produtos que gosta, pois irá usá-los todos os dias.


E por último: os cuidados do rosto têm de ser consistentes para serem eficientes. Continuará a comemorar os seus aniversários, a apagar as velas, mas com uma pele mais saudável do que a que teria se não utilizasse os produtos certos. Que comece a hidratação!

Fonte: oriflame.pt

Sem comentários