A Importância do Pequeno-Almoço

A Importância do Pequeno-Almoço

Ao saltar o pequeno-almoço, estará a dar um passo atrás na luta para manter o peso ideal. Costuma saltar esta refeição porque não tem fome de manhã ou porque tem uma vida muito agitada? Esse cansaço que sente diariamente, apesar de dormir bem, pode ser derivado a esta rotina matinal.

A verdade é que durante a noite, enquanto dorme, o seu corpo continua ativo com as funções vitais, libertando hormonas e regenerando os tecidos. Quando acorda, provavelmente o seu organismo já consumiu toda a energia angariada no dia anterior.

Ao prolongar este período de jejum estará a sujeitar o seu corpo a um estado de alerta e stress, libertando substâncias que o tornam mais lento, usando a massa muscular para obter energia e o pior, armazenando calorias como gordura quando este período de jejum se estende. Para além disso, existe sempre o perigo de compulsão quando se prolonga em demasia o período de jejum. Por este motivo, os especialistas concordam que saltar o pequeno-almoço, leva ao aumento de peso.

Segundo a nutricionista da Oriflame, Dhania Rojas, o nosso corpo pode ficar até oito horas de jejum e após esse período, começa a armazenar reservas de gordura. Para além disso, começa a sentir alterações de humor, dores de cabeça, cansaço, sonolência e até mesmo prisão de ventre.

Apesar das razões ainda não serem claras, de acordo com pesquisas, a falta do pequeno-almoço também estará associada a diabetes tipo 2, uma vez que são alterados os níveis de açúcar no sangue.

Concluindo, podemos afirmar que a primeira refeição do dia é como o combustível que o seu corpo necessita para começar bem o dia. Um bom pequeno-almoço deve representar cerca de 25% das calorias consumidas diariamente e deve ser equilibrado, incluindo uma bebida como chá ou café, pão (de preferência integral), cereais, frutos secos como amêndoas, algo para o pão como presunto de peru ou queijo com baixo teor de gordura e finalmente, pode optar por incluir leite.

Fonte: oriflame.pt
Imagem: frisco.pl

Sem comentários