Quanto Tempo Duram os Produtos de Beleza?

Maquilhagem e Cuidados do Rosto da Oriflame
Maquilhagem e Cuidados do Rosto | Fonte: oriflame.pt

Tal como na alimentação e bebidas, os produtos de cuidados de beleza tem o seu prazo de validade; e usar maquilhagem ou cuidados do rosto fora de validade pode causar irritação nos olhos e na pele em geral. Embora pareça complicado, a vida útil do produto tem muito a ver com o senso comum: tal como nas comidas, qualquer alteração no cheiro, cor e textura é um sinal que o produto tenha expirado. Para saber mais, continue a ler este guia da Oriflame para saber estimar a vida útil de alguns produtos lá de casa.


Hidratante


Como regra geral, um hidratante facial não deve ser mantido aberto por mais de 6 meses. Alguns ingredientes, como óleos essenciais e ativos botânicos, podem encurtar ainda mais a vida útil de um produto. Para além disso, se o hidratante conter SPF, o nível de proteção solar pode diminuir ao longo do tempo. Armazene os seus cremes num lugar fresco e seco e com as tampas bem fechadas. Sempre que possível, use uma espátula, em vez dos dedos, para retirar o produto.

Base


As bases líquidas são normalmente formuladas à base de água, o que significa que oferecem grandes condições de vida para as bactérias. Enquanto uma embalagem fechada pode durar até dois anos, assim que é aberta, deve ser substitúida após 6 a 12 meses. Mantenha o produto longe de ambientes húmidos como a casa de banho e do calor, uma vez que encoraja o desenvolvimento de germes. Qualquer mudança no odor ou na cor, indica que o produto já pareceu.

Cores Maquilhagem


Os pós (tais como pó compacto, blush, pó de contorno) normalmente não contêm água e teoricamente, isto torna-os mais duradouros do que os cremes ou outros produtos líquidos - até 24 meses após a abertura. Tenha em mente porém, que o pincel de maquilhagem ainda pode conter impurezas e hidratante de outros produtos, e trazê-las de volta para o seu pote de pó. Dê tempo para um produto secar, antes de aplicar outro; e assegure-se que limpa corretamente e regularmente os seus pincéis.

Máscara


Qualquer produto que seja aplicado na zona do contorno dos olhos, está repetidamente em contacto com uma membrana mucosa, o que significa que podem facilmente apanhar bactérias e de seguida, transferi-las de volta para o olho. Isto aplica-se ao eyeliner e às sombras de olhos, mas preste especial atenção à mascara de pestanas, uma vez que o tubo da embalagem proporciona um ambiente propício à formação de germes. Substitua a máscara de pestanas a cada três meses para ser seguro; ou se notou que o cheiro se alterou repentinamente, troque-a de imediato.

Batom


Uma vez que normalmente não contêm água, os batons estão entre os produtos de maquilhagem mais duradouros. No entanto, dado o repetido contacto com os lábios, são propícios para atrair bactérias e outras impurezas, que florescem ao longo do tempo. Por norma, troque o batom após um ano, ou se esteve doente. Preste também atenção ao odor e textura do produto e deite-o fora se notar um odor diferente ou se ele ficou duro ou partir-se com facilidade.

Fonte: oriflame.pt

Sem comentários