Bronzeado Bonito e Seguro

Bronzeado Bonito e Seguro

Mal chega o tempo quente, começamos a ter vontade de esquecer o tempo frio e chuvoso dos últimos meses e correr até à praia. Todos gostam de ver a sua pele mais dourada, com um ar saudável, e começa então a "operação bronzeado".

Mas é preciso ter bem presente que a exposição solar em excesso é prejudicial e pode causar escaldões, que podem provocar inflamação da pele, desconforto, intolerância ao sol e alergias. Para além disso, um escaldão ou uma queimadura solar são dos principais de risco para o aparecimento do cancro de pele.

Além da exposição direta ao sol, também a luz refletida na areia e na água pode ser suficiente para provocar um escaldão. E mesmo em dias mais frescos ou nublados, os raios ultravioleta podem provocar lesões na pele. Não há, por isso, desculpa para descuidos.


Em caso de escaldão o que fazer?


Se começar a sentir muito calor e notar a pele mais vermelha, saia imediatamente do sol. Evite idas à praia nos dias seguintes para não agravar a queimadura.

No seguimento de um escaldão, a hidratação é muito importante, para permitir a regeneração da camada lípidica da pele. Coloque um bom creme ou gel hidratante nas zonas afetadas, várias vezes por dia. Existem mesmo produtos para combater a inflamação da pele que proporcionam um alívio imediato pela ação do frio.


Prevenir é o melhor remédio


Para aproveitar o que de bom traz o sol (promove a síntese de vitamina D, da melatonina e de melanina, melhora os quadros de acne e é um bom antídoto contra a ansiedade e depressão), mas evitar potenciais danos na sua pele, há alguns cuidados que deve ter em conta:

  • Evite exposições prolongadas ao sol. Vá expondo o corpo aos raios solares de forma gradual, para ir ganhando um bronzeado bonito e de forma segura;
  • Ponha sempre protetor solar na cara e corpo, de preferência antes da exposição solar (pode fazê-lo em casa, antes de ir para a praia). Repita várias vezes durante o dia;
  • Evite as horas mais perigosas, em que a radiação é mais direta e intensa (entre as 12h e as 16h, sensivelmente);
  • Não adormeça ao sol;
  • Use champéu.

Sem comentários