Como Cuidar da Pele Sensível

Como Cuidar da Pele Sensível

A pele sensível afeta milhares de pessoas e pode revelar-se de formas diferentes. O termo "pele sensível" é na verdade um termo genérico, que abrange vários tipos de sensibilidade ou séries de condições como acne, rosácea ou dermatite de contacto. A pele sensível pode ficar irritada com pequenas coisas, sejam elas alimentos que comemos ou com produtos que aplicamos. Por este motivo, a tez da pele sensível precisa de um cuidado extra e especial.

Por vezes é difícil saber as causas da pele sensível, mas existem passos que podem ajudar a tornar a sua pele mais saudável e com a melhor aparência possível.


Olhe para a sua pele com cuidado


A melhor forma de detetar o seu problema de pele é observar a sua pele a verificar se possui alguma alergia. Este é uma das principais razões para a pele sensível. Pode ser originada pela alimentação ou mesmo pela maquilhagem que usa. Tome nota de tudo o que come e de todos os produtos que usa diariamente.

Vai também precisar de reparar quando ocorrem os sintomas de pele sensível como acne ou outras reações alérgicas. Desta forma poderá mais facilmente identificar o alimento ou produto ou atividade que poderá estar a causar o problema. Pode demorar algum tempo, seja paciente.

O melhor tratamento, passa por evitar qualquer alimento/produto/situação que piore o estado da pele.


Dicas básicas para o dia a dia


Escolha cuidadosamente os produtos e adequados ao seu tipo de pele sensível, mantenha a pele limpa e use sempre protetor solar - independentemente do seu tipo de pele. Procure produtos sem fragrância e não irritantes.

Evite esfoliar demasiado a pele - uma vez em cada 8-14 dias será o suficiente. Não use água muito quente para limpar o rosto ou no banho e não sobrecarregue a sua pele com demasiados produtos - mantenha uma rotina de beleza simples, tanto nos processos como nos ingredientes.

A pele sensível vai beneficiar de produtos suaves, naturais e uma pequena hidratação extra. Também será boa ideia seguir alguns hábitos como não abusar na maquilhagem. Os produtos cosméticos possuem normalmente ingredientes que podem causar irritação da pele. Ao reduzir a quantidade e a frequência, estará a reduzir a probabilidade de surgirem problemas.


Rotina de Beleza para a Pele Sensível


  • Limpar - Produtos suaves sem sabão.
  • Tonificar - Tónicos que não contenham Álcool.
  • Cuidar e Proteger - Produtos Hidratantes, sem Fragrâncias, específicos para a pele sensível.
  • Cuidados Específicos - Ingredientes que reduzam as irritaçõproes cutâneas. Produtos emolientes, formulados com Ingredientes suaves.


Lembre-se que a pele sensível é uma condição muito comum e é relativamente fácil encontrar produtos desenvolvidos especificamente para pessoas com este tipo de pele. Se as suas reações cutâneas se tornarem graves, consulte um dermatologista, que lhe recomendará a medicação adequada.

Sem comentários