Como cuidar da Pele Seca

Como cuidar da Pele Seca


A pele seca é delicada, vulnerável e requer uma hidratação mais intensa. As soluções usadas para tratar a pele seca são também as medidas que devemos adotar para prevenir a pele seca, antes de surgirem os sintomas. Estas soluções incluem evitar fatores que prejudiquem o estrato córneo da pele, alterações nos hábitos de estilo de vida, uso de hidratantes regularmente e tomar medidas para aumentar o nível de humidade na pele.

Alterações de Estilo de Vida


Algumas simples alterações no banho diário pode levar a uma melhoria na pele seca. Tome banhos curtos em água morna para acalmar a pele seca. O chuveiro seca mais a pele do que um banho de imersão e a água quente seca mais do que um banho em água morna ou fria. Depois do banho, seque a pele levemente com uma toalha macia e pode deixar a pele ligeiramente húmida.

Aplique um hidratante logo após o banho para reter a humidade da pele. Os hidratantes são mais eficazes quando aplicados depois do banho, enquanto a pele ainda se encontra ligeiramente húmida.

A humidade da pele pode ser restaurada através da aplicação de hidratante algumas vezes por dia. O hidratante aumenta a quantidade de água no estrato córneo da pele, melhorando a aparência e textura da pele, restaurando as suas funções protetoras, e acalmando as irritações.

Pele Seca
Uma pele saudável é o reflexo de um corpo saudável. Maças do rosto avermelhadas, tons de pele amarelados ou tez pálida podem ser sinais das condições do corpo em necessidade de tratamento. O que come afeta diretamente a sua saúde e a aparência da sua pele. Combata a pele seca ao ingerir frutas frescas e vegetais em abundância e certifique-se que bebe pelo menos oito copos de água por dia. O chá e café, apesar de terem propriedades antioxidantes saudáveis para o seu corpo, também contém cafeína, que deixa a pele seca e ressequida. Pode compensar com frutos que contêm mais água como melancia, pepino, tomates e uvas, para uma pele brilhante e macia.

Os casos mais severos de pele seca podem exigir uma visita ao médico. Os casos graves e complexos de pele seca exigem acompanhamento de um profissional de saúde para melhor avaliação e tratamento adequado.

Proteção Solar


Para tratar a pele, terá que primeiramente prevenir. Como sabemos, os raios UVA e UVB envelhecem prematuramente a pele, originando as linhas finas, rugas, vermelhidão e secura da pele. Aplique uma camada fina de protetor solar contendo pelo menos SPF 25 todas as manhãs, antes de sair de casa. Se a sua rotina diária implica uma exposição solar prolongada, reaplique o protetor solar a cada três horas.

Rotina de Cuidados da Pele Seca


  • Limpar - A pele seca deve ser limpa com Leites de Limpeza ou Géis hidratantes. Nunca utilizar sabonetes.
  • Tonificar - Fecha os poros e refirma a pele. Os Tónicos utilizados na pele seca não devem conter Álcool. Evitar friccionar a pele pois pode causar irritações cutâneas.
  • Cuidar e Proteger - Utilize um creme nutritivo para a pele seca regularmente. Utilize hidratantes intensivos.
  • Cuidados Específicos - Utilize semanalmente um Esfoliante e uma Máscara, específicos para a pele seca.

Fonte Imagem: shape.com

Sem comentários