Guia Prático para aproveitar o Sol neste Verão

Guia Prático para aproveitar o Sol neste Verão

Saiba mais sobre os Raios UV e Protetores Solares


Os protetores solares são eficazes na prevenção de queimaduras solares. Descobertas científicas sugerem que também podem prevenir os danos ligados ao fotoenvelhecimento. Estudos mostram que o uso de protetor solar pode também prevenir alguns tipos de cancro da pele. Os protetores solares têm que proteger a pele contra a radiação UVB e UVA.

SPF significa Sun Protection Factor (Fator de Proteção Solar). O SPF é uma forma de medir a proteção oferecida, face à radiação UVB. Quanto mais alto o SPF, maior a proteção UVB oferecida pelo produto.

A radiação solar consiste em radiação ultravioleta B (UVB) e radiação ultravioleta A (UVA). As queimaduras solares são provocadas principalmente pelos raios UVB, que estão também ligados a um maior risco de contrair cancro de pele. Enquanto a radiação UVA provoca essencialmente o envelhecimento prematuro da pele, o seu perigo não deve ser subestimado.

O Índice Ultra-Violeta (UV) fornece uma previsão do risco esperado da exposição ao sol. Este Índice usa dados meteorológicos para prever os níveis de intensidade do índice UV numa escala de 1 a 11, onde 1 indica um baixo risco de sobreexposição e 11 um risco extremo.

Os protetores solares contém ingredientes designados de filtros solares que ajudam a reduzir a quantidade de raios UV que atingem a pele, reduzindo portanto os danos causados pelos raios UV. Os filtros solares trabalham de forma diferente dependendo do tipo de ingrediente:

  • Filtros físicos são pigmentos que causam um bloqueio "físico" do sol, refletindo-o para fora da pele.
  • Absorvedores UV são filtros que trabalham no absorvimento da energia dos raios UV, transformando-a em energia menos prejudicial para a pele.


Dicas para aproveitar o Sol


Tape-se - As roupas proporcionam uma grande proteção dos raios UV. Ao vestir roupas leves, um chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção UVA/UVB, estará a garantir proteção sobre as zonas mais sensíveis.

Procure sombras - permanecer na sombra é uma das melhores formas de se proteger contra os raios UV. Pode reduzir a sua exposição total aos raios ultravioleta em cerca de 75%.

Use protetor solar - Ao usar protetor solar, poderá proteger as partes do corpo expostas ao sol. Aplique protetor solar 20 minutos antes de sair de casa e certifique-se que volta a aplicar em cada duas horas.

Tenha cuidado - Não fique exposto ao sol por longos períodos, especialmente entre as 11h e as 15h, quando a intensidade do sol está no seu ponto mais alto.

Não se deixe enganar - Mesmo nos dias encobertos, pode "apanhar um escaldão", uma vez que os raios UV penetram sobre as nuvens. Nos dias nublados e ventosos, é fácil esquecer-mos de aplicar proteção solar, uma vez que o calor do sol é atenuado pelas nuvens e pelo vento.

Raios refletidos - Até cerca de 90% dos raios solares são refletidos pela neve, 25% pela areia e aproximadamente 10% é refletido na água. Quando estiver na praia ou quando praticar algum tipo de desporto ou atividade na água, é muito importante ter um cuidado extra com a sua pele.

Efeitos geográficos - Quando mais próximo estiver do equador, mais forte será a radiação solar, uma vez que estará mais perto do sol. Os raios UV são também mais fortes nas zonas mais elevadas devido a alterações na atmosfera. Portanto, quando se deslocar para este tipo de zonas, aumente a proteção solar.


Dicas para uso de proteção solar


Quanto protetor preciso? - Umas das razões mais comuns para apanhar queimaduras solaes é usar pouco protetor solar. Para um adulto médio, é recomendado o uso de 5-6 colheres de chá de protetor para uma aplicação completa sobre todo o corpo.

Aplique em camadas - Uma forma fácil de assegurar que todas as partes do corpo estão protegidas com protetor solar é aplicar o produto em diversas camadas e espalhar cuidadosamente em movimentos circulares. Desta forma, assegura uma máxima proteção. Isto torna-se ainda mais importante para os protetores em spray, uma vez que tendem a ser mais transparentes do que os cremes e são geralmente doseados em quantidades mais pequenas.

Parte do corpo com necessidades especiais - Algumas partes do corpo precisam de uma proteção extra. Estas são normalmente as extremidades do corpo - cabeça, nariz, orelhas, mãos e pés. As pálpebras e lábios são também partes muito sensíveis aos raios UV. Também as partes que não costumam estar expostas ao sol, precisam de maior cuidado, quando ficam expostas.

Reaplicar em cada duas horas - Não importa a atividade que praticar ao sol - jogar na areia, banhos de sol, correr, nadar, comer - a sua proteção solar vai saindo aos poucos. Independentemente da atividade, o protetor solar deve ser reaplicado a cada duas horas, mas mais frequentemente se nadar ou transpirar.


Proteção Solar para as crianças


Proteção Solar para as crianças
A pele das crianças é mais fina e frágil do que a dos adultos, o que torna as crianças mais sensíveis aos danos provocados pelos raios UV. Elas também passam mais tempo no exterior do que os adultos, o que aumenta o risco de queimaduras. É especialmente importante proteger as crianças, uma vez que as queimaduras na infância e adolescência aumentam o risco de contrair cancro de pele mais tarde.

As crianças devem ser protegidas com protetor solar com proteção UVA/UVB e SPF 25 no mínimo. Deve aplicar generosamente, sobre todo o corpo e a aplicação deverá ser repetida em cada duas horas ou mais frequentemente estiverem na água. É recomendado evitar o sol sol entre as 11h e as 15h, quando os raios UV estão na sua maior intensidade.

Os bebés, e em particular os bebés com menos de 6 meses, devem manter-se fora do alcance direto da luz solar, tanto quando possível - protegendo o bebé com roupa leve, chapéu e sombra. Se possível, use um protetor solar concebido especialmente para bebés e crianças, sempre com proteção UVA/UVB e um mínimo de SPF 25.


Depois da exposição solar


Hora de arrefecer e de reidratar a sua pele. Para evitar desidratação, beber muita água é crucial. Ao beber água frequentemente aquando da exposição ao sol, a pele permanece hidratada e poderá reter a sua vitalidade, força e elasticidade.

Os produtos pós solares são especialmente formulados para raidratar, nutrir, suavizar e acalmar a pele, após a exposição solar. São particularmente úteis para pessoas que não usaram proteção adequada e que sofrem de queimaduras. Os produtos pós solares são ótimos para manter a pele hidratada, suave, condicionada e para manter o tom bronzeado de forma segura, por mais tempo.

Se "apanhou um escaldão" ao sol, terá não só de proporcionar à sua pele um cuidado extra com um produto pós-solar suave, como também terá que evitar o sol até a sua pele recuperar totalmente, sem vermelhidão, sem dor ou calor. Assim que estiver pronto para o sol novamente, deverá usar uma proteção SPF superior a que usava antes da queimadura. Lembre-se que se as queimaduras forem intensas, deverá consultar o médico.

Gama Sun Zone da OriflameGama Sun Zone da Oriflame | Fonte: oriflame.pt

Gama Sun Zone da Oriflame


Sun Zone é a nova geração de cuidados solares avançados da Oriflame, oferecendo uma gama completa de protetores solares eficazes para toda a família.

A gama consiste em protetores solares, produtos pós-solares e autobronzeadores. Com a tecnologia de proteção solar, os protetores solares oferecem uma proteção eficaz e avançada para a sua pele, combinando os filtros UVA e UVB que juntamente com a antioxidante Vitamina E protegem contra os danos provocados pelo sol, radicais livres e envelhecimento prematuro da pele.


Aplicação Móvel Sun Coach da Oriflame


Sun Coach da Oriflame é a uma aplicação móvel que o ajuda a escolher a proteção SPF adequada para proteger a sua pele ao sol. Instale-a no seu smartphone (iPhone ou Android) para ter sempre consigo o melhor aconselhamento neste verão!

Sun Coach by Oriflame
Sun Coach by Oriflame

Fonte: oriflame.pt

Sem comentários