Pele Seca

Pele Seca

Escassez de Sebo


Uma pele bem hidratada é uma pele bonita, macia e suave. Mas pele desidratada, também conhecida como pele seca, é uma pele áspera que para além de ter mau aspecto, nos casos em que apresenta descamação intensa ou rachaduras profundas, pode também causar mau estar, especialmente se causar comichão intensa.

A pele seca é uma condição muito comum e pode afetar qualquer pessoa, independentemente da idade, sexo ou tipo de pele. A pele seca ocorre quando a camada exterior da pele (camada córnea) fica sem água. A camada córnea consiste em células planas que se movem gradualmente em direção à superfície da pele e descamam.

Esta camada externa desempenha um papel protetor muito importante. Quando se encontra hidratada, minimiza a perda de água através da pele e ajuda a evitar irritações e germes. Contudo, quando a camada córnea seca, perde a sua função protetora, permitindo uma maior perda de água e deixando a pele vulnerável a fatores ambientais externos.

Na maioria dos casos, a pele seca é leve e temporária, sendo normalmente o resultado de fatores ambientais como baixa humidade ou exposição solar. Pode ser facilmente prevenida ou tratada em casa. No entanto, nos casos mais severos e persistentes, pode ser necessária uma avaliação médica adequada.


As causas da pele seca


Apesar da pele seca poder desenvolver-se em qualquer lugar, surge com mais frequência nas pernas (principalmente nas canelas), flancos (área inferior entre a caixa torácica e os quadris) e dorso das mãos. A pele seca é especialmente problemática em pessoas com mais de 60 anos devido à perda natural de oleosidade que protege a pele.

Baixa humidade - Pessoas que vivem em climas do norte, tem maior probabilidade de desenvolver pele seca durante o inverno, especialmente se viverem em ambientes com ar condicionado.

Duches e banhos frequentes - A água quente quebra as gorduras protetoras da pele.

Exposição excessiva ao sol - A luz solar seca a pele e expõe as suas camadas mais baixas à radiação que danifica o colagénio e as fibras de elastina, causando rugas, flacidez e os sintomas de pele seca. É importante ter noção dos cuidados a ter com o sol.


Aparência da pele seca


  • Poros de pequenas dimensões
  • Pele aveludada
  • A maquilhagem adere na perfeição
  • A pele tende a repuxar depois de limpa
  • A pele não tem brilho
  • As rugas aparecem mais cedo
  • É propensa à vermelhidão
  • Desidrata facilmente


A pele seca requer uma hidratação mais intensa.

Fonte: oriflame.pt

Sem comentários