Pele Mista

Cuidados do Rosto

Zonas Oleosas e Zonas Secas


Quando falamos em pele mista, estamos a falar do rosto que apresenta zonas oleosas enquanto outras zonas são secas.

Tipicamente, as zonas oleosas são localizadas na Zona-T, que consiste na testa, nariz e queixo. As maças do rosto são geralmente mais secas, mas os níveis podem variar para cada pessoa. A Zona-T também tende a ter poros com maior dimensão, enquanto as maças do rosto tendem a ficar ásperas e irritadas.

Não tem a certeza se tem a pele mista?

Pressione um lenço de papel contra o seu rosto. Se encontrar oleosidade na parte onde esteve em contacto com a Zona-T e não encontrar óleo nas outras partes, então provavelmente terá a pele mista.


As causas da Pele Mista


As alterações hormonais podem levar a variações na oleosidade e secura da pele. Os adolescentes e jovens adultos tendem a ter a pele mais oleosa, especialmente na Zona-T. Mas, com a idade, as hormonas alteram-se e a produção de oleosidade diminui.

Os lípidos também desempenham o seu papel na pele mista. Estas proteínas afetam a sensibilidade da pele. Quando os lípidos não são distribuídos uniformemente pela pele, algumas zonas podem ficar mais secas e ásperas, enquanto outras podem ficar mais suaves e gordurosas. Tal como na pele oleosa, a organização dos lípidos na pele é influenciada pelas hormonas e pelos genes.

O clima pode agravar os efeitos da pele mista. O tempo frio e seco pode levar a pele a perder humidade e a ficar irritada. Por outro lado, o tempo húmido pode aumentar a oleosidade na pele, podendo afetar a Zona-T e as maças do rosto.


Aparência da pele mista


  • Oleosa na Zona-T 
  • Seca nas maçãs do rosto 
  • Poros de grandes dimensões na Zona-T

A pele mista necessita de equilíbrio na produção de sebo e de produtos que retenham a humidade.

Fonte: oriflame.pt

Sem comentários