Cuidar do Cabelo Oleoso

Cuidar dos Cabelo Oleoso

O cabelo com excesso de oleosidade pode causar alguns embaraços e dificuldade em criar o estilo que pretende. O cabelo oleoso é normalmente mais flácido e difícil de pentear. No entanto, existem algumas dicas que podem ajudar a controlar a oleosidade do seu cabelo de forma fácil, dando-lhe um aspecto mais saudável e vibrante.

O que causa o Cabelo Oleoso?


Uma série de fatores combinados ou isolados, podem contribuir para aumentar a oleosidade no cabelo.

Genética - Poderá herdar uma tendência para cabelos oleosos. Assim como os olhos verdes da Avó ou as covinhas do Pai, o cabelo oleoso pode também ser transmitido nas famílias.

Hormonas - Incluindo algumas que poderá obter na medicação para prevenção da gravidez ou para controlar os problemas menstruais.

Expessura do Cabelo - Cada cabelo da sua cabeça possui 2 ou 3 glândulas de óleo. O cabelo fino tem menos espaço em cada mecha para ser revestido pela oleosidade, pelo que tem mais tendência para tornar oleoso do que o cabelo grosso ou espesso.

Forma do Cabelo - Há uma maior facilidade para a oleosidade deslizar no cabelo liso do que no cabelo crespo, pelo que normalmente as pessoas com cabelo liso, queixam-se mais de problemas de oleosidade.


Como podemos prevenir o cabelo oleoso?


A maioria dos tratamentos para o cabelo oleoso, têm como objetivo um efeito de secagem do cabelo para neutralizar a oleosidade. Tente lavar o cabelo com:

  • Chá fraco
  • O sumo de um limão juntamente com um pouco de água.
  • Um quarto de xícara de vinagre misturado com dois copos de água.

Use diariamente um champô suave concebido para o cabelo oleoso. Estes produtos possuem normalmente menos condicionador que outros champôs. Esfregue o couro cabeludo, que é onde começa a oleosidade, e enxague bem, uma vez que o sabão pode aumentar a oleosidade. Não abuse do condicionador - duas ou três vezes por semana será o suficiente e aplique apenas nas pontas dos cabelos e não no couro cabeludo.

Uma vez conseguido o penteado que deseja, deixe o cabelo em paz o resto do dia. Mexer no cabelo ou escova-lo durante o dia pode aumentar a oleosidade ao longo do seu cabelo. Não exagere nos produtos de "styling". Quanto mais produtos aplicar no cabelo, maior a probabilidade de aumentar a oleosidade.

Mesmo tendo cabelo oleoso, o seu couro cabeludo pode ser seco. Se for este o caso, as glândulas de óleo têm um trabalho extra para para compensar o couro cabeludo seco, deixando o seu cabelo mais gorduroso. Os Tratamentos de Óleo Quente no couro cabeludo e os Champôs com Óleo de Tea Tree podem ajudar nestes casos.

Algumas pessoas afirmam que beber mais água, seguindo uma dieta saudável, fazendo exercício e reduzindo o stresse pode ajudar com o cabelo oleoso. Vale a pena tentar, pois será benéfico para a sua saúde geral.

Se mesmo assim não conseguir os resultados que deseja, fale com o seu cabeleireiro. Ele ou ela será capaz de oferecer dicas que podem ajudar a manter a oleosidade sob controle.

Sem comentários